Blogue de Literatura & Mitologia

3 de setembro de 2011

A TRAJETÓRIA CÍVICA

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831, em São Paulo, e morreu em 25 de abril de 1852, no Rio de Janeiro. O poeta romântico estudou Humanidades no Colégio Pedro II e integrou o corpo discente do curso de direito na Faculdade de Direito, em São Paulo.

Álvares de Azevedo, ao longo do curso de direito, destacou-se entre os demais por sua disciplina e competência. A grande parte de sua obra literária fora produzida no decurso da vida acadêmica. Entretanto, o desenlace prematuro do poeta, provocado pela tuberculose e agravado por um tumor, após uma queda de cavalo, retirou da cena literária nacional um jovem e promissor artista no frescor dos 20 anos de idade, que teve sua mocidade interrompida.

O poeta foi um exímio tradutor, e, por isso, traduzira a Parisina, de Lord Byron, o escritor inglês, que se tornou o ícone maior de uma geração considerada maldita - o mal du siècle - na qual a Morte se consolidara como ideal máximo da geração ultra-romântica, e que influenciaria, de forma contundente, a poesia de Álvares de Azevedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário